Lisboa e-nova
ISA
|
|
|
DESAFIOS
|
4º DESAFIO
REPORTAGEM SOBRE O TRABALHO
DESENVOLVIDO PELA ESCOLA
DURANTE O PROJECTO
06 DE ABRIL
A 01 DE MAIO
Escola Mais

DESAFIOS ESCOLA+


Os desafios da competição interescolar do projeto Escola+ pretendem ser, para além de um instrumento de avaliação, um meio de criar, promover, divulgar e implementar ideias na temática da eficiência energética, tanto no contexto doméstico como escolar.
Após a avaliação de cada desafio, realizada por um júri, a pontuação ficará disponível na página de Internet www.escolamais.org e no ecrã instalado na escola. Espera-se que os trabalhos apresentados contribuam para formação global dos alunos e que os sensibilizem, bem como à comunidade escolar e envolvente, para a necessidade de mudança de comportamentos que promovam a eficiência energética.


Calendarização


1º DESAFIO 27 de outubro a 16 de dezembro
2º DESAFIO 15 de dezembro a 16 de janeiro
3º DESAFIO 2 de fevereiro a 27 de fevereiro
4º DESAFIO 6 de abril a 1 de maio

1º DESAFIO

MAQUETE DE UMA "ESCOLA EFICIENTE"


O 1º desafio destina-se aos alunos do 4º ano. Pretende-se que desenvolvam uma maquete 3D de uma escola "exemplar" no campo da poupança elétrica, tanto em relação ao tipo de equipamentos instalados, como nas ações do quotidiano escolar. A construção da maquete deverá refletir boas práticas ambientais no que respeita ao suporte físico dos trabalhos e à escolha dos materiais utilizados.

A acompanhar a maquete e para facilitar a sua interpretação, deverá ser entregue uma memória descritiva (texto impresso em formato A4) com a identificação dos responsáveis e da escola e indicação da mensagem que pretendem transmitir, incluindo a identificação de equipamentos e locais da escola com maior gasto energético e as respetivas formas de evidenciar a poupança.

< ver regulamento


< ver trabalhos realizados



2º DESAFIO

TRABALHO REALIZADO COM ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO


O 2º desafio destina-se aos alunos do 1º ano, que devem apresentar os resultados de um trabalho realizado em casa com os seus encarregados de educação. Este trabalho deverá responder à seguinte questão: Como poupei eletricidade em casa, durante as férias de Natal? Neste sentido, os alunos deverão fazer uma reportagem das medidas de poupança de eletricidade que implementaram nas suas habitações durante a época natalícia e poderão fazê-lo em diversos formatos: trabalho de escrita/imagem, panfleto, apresentação em "PowerPoint", vídeo, cartaz, ilustração, Banda Desenhada ou uma combinação de vários destes formatos.

< ver regulamento


< ver trabalhos realizados



3º DESAFIO

LISTA DE MEDIDAS DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA


O 3º desafio é destinado aos alunos do 2º ano, que deverão apresentar uma lista de medidas de eficiência energética na escola (à semelhança de uma "checklist"). Os alunos poderão fazer um levantamento de várias medidas ou comportamentos adequados à poupança de eletricidade na escola e verificar, para cada um deles, se já foi ou está a ser implementado, assinalando esse comportamento com um visto ou usar outra simbologia de verificação, como por exemplo "smiles".

< ver regulamento


< ver trabalhos realizados



4º DESAFIO

REPORTAGEM SOBRE O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA ESCOLA DURANTE O PROJECTO


O último desafio, destinado aos alunos do 3º ano, tem como finalidade a reportagem do trabalho desenvolvido na escola, ao longo do ano letivo, no sentido de reduzir os consumos elétricos. A reportagem poderá adquirir vários formatos como sendo um jornal, vídeo, panfleto, apresentação "Powerpoint", ou outros, onde poderão estar documentados os desafios anteriores, outras iniciativas realizadas na escola na área da eficiência energética, a evolução dos consumos energéticos da escola, as atividades realizadas em sala de aula (incluindo a exploração da plataforma ENEREscolas), entre outras.

< ver regulamento


< ver trabalhos realizados


CONTACTOS
Lisboa E-Nova
Rua dos Fanqueiros Nº 38 – 2º Andar
1100-231 Lisboa

escolamais@lisboaenova.org
Tel.: 21 884 70 10
Fax.: 21 884 70 29
Promotor
Lisboa e-nova
Parceiro
ISA
Apoio
CML
Financiamento
CML