Lisboa e-nova
ISA
|
PROJETO
|
|
|
Plataforma ENEREscolas
|
|
FERRAMENTAS
|
Plataforma ENEREscolas
|
|
Escola Mais

PLATAFORMA ENERESCOLAS

Monitorizar, experimentar e aprender.

ENEREscolas


A Plataforma ENEREscolas trata-se de uma aplicação interativa multimédia que funciona como interface para aceder e explorar um sistema de monitorização por telecontagem de eletricidade instalado nas Escolas, bem como variáveis ambientais interiores (temperatura, humidade relativa e teor de CO2), através da qual os alunos podem acompanhar as repercussões das suas ações de poupança. Foi desenhada para aumentar a sensibilidade das camadas mais jovens para as questões ambientais e para uma consciencialização desde cedo para a problemática da utilização de recursos energéticos, ao mesmo tempo que reduz os consumos elétricos dos edifícios devido à sua ação nos meios escolares onde é utilizada.
A interação com o sistema por parte dos alunos é conseguida pelo interface do software ENEREscolas, desenvolvido especificamente para utilizadores do 1º CEB, assumindo um papel muito importante na motivação dos alunos mais novos para a temática da eficiência energética. Com o duplo intuito de disponibilizar à comunidade educativa das escolas envolvidas no projeto, a informação gerada pelos contadores inteligentes e fornecer um recurso pedagógico aos professores e alunos, foi dado acesso à plataforma ENEREscolas por dois anos letivos.


O sistema integrado de monitorização e controlo da plataforma, permite obter os dados relativos às variáveis de consumo de eletricidade, resultantes da monitorização de dois circuitos elétricos relevantes para a escola em causa (por exemplo refeitório e diferentes blocos). O sistema recolhe também em paralelo dados relativos às variáveis de conforto e segurança dos locais que sejam mais relevantes para a realidade da escola envolvida.


ENEREscolas – Arquitetura do sistema

ENEREscolas – Arquitetura do sistema


A comunicação e disseminação para a divulgação generalizada da implementação da plataforma EnerEscolas é apoiada por um display transmitido para um monitor LCD instalado na escola num local de boa visibilidade, que permite manter a comunidade da escola atualizada sobre a performance energética. Este ecrã permite também aos alunos, professores, encarregados de educação, funcionários e às pessoas que se deslocam até à escola, estar em contacto com o projeto e obter informações sobre a situação na competição. Também foi oferecido a cada escola um computador portátil.

Os dados obtidos têm uma função essencialmente pedagógica, por permitirem mais facilmente relacionar o consumo de locais específicos com os comportamentos adotados. A poupança elétrica de cada escola, componente essencial para, juntamente com os desafios propostos, aferir o resultado da competição, será calculada através dos dados do contador de telecontagem da EDP.



Elaborado por:

Take The Wind        ISA Energy

CONTACTOS
Lisboa E-Nova
Rua dos Fanqueiros Nº 38 – 2º Andar
1100-231 Lisboa

escolamais@lisboaenova.org
Tel.: 21 884 70 10
Fax.: 21 884 70 29
Promotor
Lisboa e-nova
Parceiro
ISA
Apoio
CML
Financiamento
CML