menu
MENU

DICAS DE POUPANÇA

POUPAR ENERGIA NA ESCOLA

USAR ENERGIA APENAS QUANDO É NECESSÁRIA!

Nas salas de aula
A iluminação é responsável por uma grande percentagem do consumo de energia elétrica. Por isso é muito importante apagar as lâmpadas sempre que não estiverem a ser utilizadas. O último a sair da sala apaga a luz!
Tentar aproveitar ao máximo a luz natural (abrir persianas, estores, durante o dia). Além de ser completamente grátis, cria um ambiente mais saudável para todos!
Sempre que possível, as tarefas que precisam de melhor iluminação devem ser realizadas junto às janelas, aproveitando sempre a proximidade do sol.
Verificar se as janelas, portas e outros locais onde são visíveis entradas de ar estão bem vedadas e calafetadas para evitar consumos de climatização desnecessários.
Quando a temperatura numa divisão está muito elevada porque o sistema de aquecimento está mal regulado, significa que estamos a desperdiçar energia. O mesmo se passa quando o ar condicionado mantém as salas de aula demasiado frias. A nossa temperatura de conforto varia normalmente entre os 24ºC e 26ºC no verão, e os 18ºC a 22ºC no inverno.
Quando o aquecimento é feito com acumuladores de calor, poupamos energia se os desligarmos algum tempo antes de sairmos dessa divisão, pois continuam a libertar calor mesmo depois de desligados.
Em dias mais amenos de Primavera, sempre que possível, abrir a janela em vez de ligar o ar condicionado.
No inverno, aproveitar a luz do Sol para aquecer a sala de aula, e abrir as persianas e os cortinados, sempre que este não incida diretamente nos alunos ou no professor. No verão, fazer o contrário, para evitar que entre demasiado calor.
Evitar ligar o aquecimento/ar condicionado em zonas onde não se está a usar e fechar as portas e janelas quando estes estão ligados.


Na cantina
Manter o frigorífico entre os 3ºC e os 4º C e o congelador nos -18º C. Medir e manter as temperaturas dentro destes valores permitirá gastar apenas a energia mínima necessária para conservar os alimentos e não desperdiçar.
Colocar os frigoríficos e arcas congeladoras longe de fontes de calor (protegido do sol, longe do fogão).
Abrir o frigorífico o mínimo de vezes possível e fechar bem a porta para não perder o frio.
Usar o frigorífico até à capacidade máxima, mas não demasiado, para permitir que as portas fechem e que o ar circule.
Manter os alimentos bem tapados e deixa-los arrefecer antes de os colocar no frigorífico.
Verificar as condições das borrachas vedantes da porta – coloque uma folha de papel entre a borracha e a porta: se a folha ficar solta, a porta não está a fechar convenientemente e a borracha deverá ser substituída.
Caso necessite de adquirir um novo frigorífico ou arca congeladora, optar pelos de classe energética A+, A++ ou A+++, pois proporcionam uma poupança de cerca de 20%, 40% ou 60%, em comparação com os de classe A. Mas não basta que estes sejam eficientes, é essencial que tenham o tamanho e desempenho adaptados às suas necessidades.
Evitar abrir a porta do forno muitas vezes.
Se pré-aquecermos o forno, temporizar o pré-aquecimento com cuidado.
Ao preparar mais que uma refeição no forno, fazê-lo em simultâneo.
Reorganizar as prateleiras do forno antes de o ligar. Se o fizermos depois, além de ser perigoso, estamos a deixar que o calor se liberte.
Criar o hábito de cozinhar com tampa pois provoca menos desperdício de calor e acelera o tempo de cozedura dos alimentos.


Biblioteca /Sala de Informática
Desligar no botão ou na tomada as televisões, os computadores, e outros, quando estes não estão a ser utilizados, em vez de os desligar apenas no comando.
Preferir os computadores portáteis aos computadores de secretária, pois consomem menos eletricidade.
Programar as definições dos computadores para hibernarem após 5 minutos sem utilização.
Evitar ligar a televisão só para fazer companhia.


Casas de banho/Balneários
Usar água aquecida só quando necessária.
Tomar um duche rápido. Para além de poupar água também poupa energia.


Fontes: Plataforma EnerEscolas; Guia prático da Eficiência Energética (EDP); Eco-caderneta Eco-Bairro Boavista Ambiente+


Onde Estamos

Saiba onde estamos

Rua dos Fanqueiros Nº 38
2º Andar Lisboa

Telefone

Ligue-nos

21 884 70 10

Email

Envie-nos uma mensagem

escolamais@lisboaenova.org

Promotor

Apoio

Financiamento