menu
MENU

DESTAQUE

PROJECTO ESCOLA + EFICIENTE

Escola + Eficiente: 3 Municípios, 3 sessões públicas

Tal como o nome do projeto indica, “Escola + Eficiente - Eficiência Energética da Escola à Comunidade”, o projeto não se cinge apenas às escolas, almejando alcançar também a comunidade envolvente às escolas. Nesse sentido a Lisboa E-Nova, promotora do projeto, em parceria com os Municípios envolvidos, organizou 3 sessões abertas, durante o mês de março, para poder apresentar o projeto às comunidades de Lisboa, Amadora e Sintra. As sessões tiveram lugar no dia 6 de abril no CIUL – Picoas Plaza (Ponto de Encontro), dia 7 no Eco-Espaço da Amadora e na Casa da Juventude da Tapada das Mercês no dia 14.

Partiu-se para estas sessões com os objetivos bem estabelecidos: dar a conhecer as premissas do projeto à comunidade, apresentar os resultados obtidos até à data e debater ideias e estratégias aplicadas pelas escolas.

Os participantes tiveram a oportunidade, enquanto tomavam um café de boas vindas, de visitar a exposição de maquetes de “Escolas eficientes” elaboradas pelos alunos do 3º ano, resultantes do 1º Desafio do Projeto. Este foi o cartão de visita para as sessões e assim, ao levantar um pouco o véu em relação aos desafios, o público foi-se familiarizando com o tema do projeto.

Durante as apresentações da Lisboa E-Nova (por Diana Henriques e Luís Cruz) foram apresentadas as premissas do projeto, as ferramentas colocadas à disposição dos professores e alguns dados como o número de alunos envolvidos (4331), número de sessões de formação dadas aos alunos até à data (205) e o número de relatórios já apresentados do Gestor Remoto (72), ferramenta desenvolvida pela Lisboa E-Nova que dá um apoio fundamental à poupança energética. Por outro lado, mostraram-se alguns resultados, como a poupança alcançada até à data, alguns trabalhos submetidos à avaliação do júri para os diferentes desafios, bem como outras atividades ou estratégias desenvolvidas pelas escolas, que, envolvendo os alunos, estão a contribuir para alcançar as poupanças desejadas.

Por último, a nossa parceira VPS fez uma “visita guiada” ao seu software beWatt, desenvolvido com o propósito de ajudar ao ensino e à sensibilização para a poupança energética. As sessões foram concluídas com um tempo para debate e discussão de ideias. Após as dúvidas esclarecidas, ideias e interesses anotados, resta-nos continuar a trabalhar para um uso mais sustentável da energia elétrica!


Assista ao vídeo do projeto aqui.


foto
foto
foto
foto
foto
foto
Onde Estamos

Saiba onde estamos

Rua dos Fanqueiros Nº 38
2º Andar Lisboa

Telefone

Ligue-nos

21 884 70 10

Email

Envie-nos uma mensagem

escolamais@lisboaenova.org

Promotor

Apoio

Financiamento