menu
MENU

GESTOR REMOTO

PROJECTO ESCOLA+ EFICIENTE

Análise de perfis de consumo das escolas

O Gestor Remoto é uma ferramenta desenvolvida pela Lisboa E-Nova que consiste na análise sistemática dos perfis de consumo elétrico através de uma plataforma informática desenvolvida para tratamento desta informação, produzindo-se relatórios periódicos com recomendações de implementação de medidas com impacto na fatura elétrica. Neste Projeto é utilizado para diagnosticar o perfil energético dos edifícios escolares e propor medidas de poupança, permitindo a comparação entre as escolas com base no seu historial.
Será ainda usado para analisar o consumo de edifícios de serviços de pequena dimensão sem fins lucrativos, existentes nas áreas das escolas participantes, a seleccionar pelas Juntas de Freguesia respetivas.
Os primeiros relatórios apresentam propostas de medidas a implementar, de forma a incluir toda a comunidade escolar neste processo. Os relatórios seguintes permitirão validar os dados recolhidos com os contadores instalados e verificar o efeito das medidas implementadas.


Gráfico Gráfico
Os dados de consumo elétrico correspondem aos diagramas de carga que são disponibilizados gratuitamente pela EDP, DISTRIBUIÇÃO, SA aos consumidores abastecidos em Média Tensão e Baixa Tensão Especial, que incluem várias Escolas do 1º CEB. Estes diagramas de carga contêm os consumos de eletricidade registados de 15 minutos em 15 minutos, permitindo uma análise pormenorizada sobre os consumos, com claras vantagens face à informação presente nas faturas de eletricidade. No caso de escolas que não possuam contador de telecontagem, será usado o sistema de monitorização associado à Plataforma ENEREscolas, instalado em todas as escolas participantes.

Gráfico
Gráfico Gráfico

Os relatórios, produzidos para as 21 Escolas participantes, incluirão estes e outros gráficos, dirigidos nomeadamente a funcionários e professores. No entanto, pretende-se promover o forte envolvimento dos alunos neste processo, que deverão perceber quais as medidas e boas práticas que devem ser adaptadas na escola, e exercer a função de “inspetores” das medidas implementadas, sentindo que a sua atitude contribuiu para o alcance de resultados, e assim motivando a sua participação.
A metodologia Gestor Remoto tem sido particularmente bem sucedida na identificação de desperdícios do consumo elétrico e consequente eliminação, nomeadamente de equipamentos que funcionam fora do horário de trabalho, prática de horários desajustados, entre outros. O valor de redução é muito variável de instalação para instalação, em função do grau de conhecimentos já existentes em eficiência energética. Os resultados obtidos pelo projeto “Gestor Remoto” em instalações em que o grau de conhecimento sobre o seu perfil energético à partida é baixo, tem sido superior a 10%.


Onde Estamos

Saiba onde estamos

Rua dos Fanqueiros Nº 38
2º Andar Lisboa

Telefone

Ligue-nos

21 884 70 10

Email

Envie-nos uma mensagem

escolamais@lisboaenova.org

Promotor

Apoio

Financiamento